lord of the rings

The Lord of The Rings Online

The Lord of the Rings Online: um belo passeio pela Terra Média

Vamos começar esse texto com uma declaração polêmica. Poucos games foram tão fieis ao seu material de origem quanto The Lord of the Rings Online. E olha que este é um feito e tanto, se a gente considerar a grandiosidade da obra de J.R.R Tolkien.

Mas o que faz deste MMORPG feito em 2007 pela Daybreak Game Company em parceria com a Standing Stone Games tão especial? É isso que vamos ver na sequência! Confira detalhes de LOTR Online, sua história, mecânicas de jogo, pontos positivos e negativos em geral.

A história de The Lord of The Rings Online

lord of the rings

Bom, adaptações das histórias de Tolkien para o mundo dos games não faltam. E esse MMORPG especificamente resolve seguir os eventos dos principais livros de Lord of the Rings. Então você vai encontrar os principais personagens da história na sua luta contra Sauron.

Por outro lado, não vai assumir o protagonismo de nenhum deles. Ao invés disso, você controlará um personagem criado a partir das raças e classes oferecidas pelo jogo. No total, são sete raças e 10 classes diferentes, que incluem anões, elfos, humanos e magos. E quanto as habilidades, essas variam entre ladrões, capitães, guardiões e caçadores, entre outros.

A partir de então você vai iniciar sua jornada para ajudar a derrotar Sauron e seu exército. Mas é claro que a natureza de mundo aberto de Lord of the Rings Online não te obriga a seguir a trama linearmente. Você pode explorar a Terra Média e fazer suas quests como quiser.

Principais mecânicas do jogo

As mecânicas deste MMORPG seguem muitos dos moldes de títulos tradicionais do gênero. Dessa forma, ele tem algumas características bastante interessantes que tornam sua jogabilidade super dinâmica e envolvente. Nesse sentido, destaque especial para:

  • Seu sistema de profissões e crafting. Além do combate, a escolha de raças e classes também influencia nas possibilidades de criação dos jogadores. Dependendo de seu personagem, você pode fazer armas e armaduras, ou equipamentos diversos;
  • Lutas com foco no PVE e PVP dentro da Terra Média. Nesse sentido, o sistema de combate tem moldes clássicos de uso de habilidade, com cooldown até você ser capaz de reativar seu ataque de novo;
  • Incentivo total a exploração de seu vasto mundo. Nesse sentido, os criadores do game já lançaram algumas expansões bem interessantes com diferentes regiões da Terra Média. E o nível de detalhamento é muito similar ao do livro.

De forma geral, o principal foco dos criadores está na experiência que o jogador terá ao viver nesse universo. Mas esse não é o único ponto positivo de Lord of the Rings Online.

Por que LORTR Online continua relevante após 17 anos?

O fã-service deste game é um dos principais motivos, claro. Mas ele também tem alguns outros aspectos que podemos considerar como grandes diferenciais:

  • O fato de cada ambiente do jogo ser rico em detalhes, o que oferece uma imersão maior e mais dinâmica;
  • Uma comunidade forte e unida, que continua explorando seu universo apesar da última atualização ser de 2017;
  • Além disso, seu modelo Free to Play permite que um número maior de jogadores possa aproveitá-lo;
  • E claro, ele consegue agradar tanto quem gosta de jogar em equipes quanto de explorar sozinho a Terra Média.

Para alguns jogadores, os gráficos datados, curva de aprendizado íngreme, combate lento e as assinaturas Premium pode ser um problema. Além disso, a falta de conteúdos novos tem deixado uma parte do público frustrada. Mesmo assim, ele tem muitos valores, principalmente para quem gosta de sua história.

The Lord of the Rings Online em números

O auge de popularidade do game ocorreu nos três primeiros anos de seu lançamento, entre 2007 e 2010. Nessa época, seus servidores registraram a marca de 1 milhão de jogadores com assinaturas ativas. A maior parte estava nos EUA e Europa.

Mas aqui tem um detalhe. Logo no começo, o game não tinha modelo Free to Play, e era apenas pago. Isso mudou em 2010, o que fez com que sua base aumentasse significativamente. Nessa época o número de jogadores foi para impressionantes 4 milhões de pessoas.

Nessa época a comunidade brasileira começou a se engajar dentro de The Lord of the Rings Online. E apesar de não haver números precisos sobre essa época, em 2013 o país compunha uma grande parte dos jogadores dos servidores de jogo.

Ao longo deste ano, até 2017, LOTR teve entre 500 mil e 1 milhão de jogadores ativos em seus servidores. E nesse período sua última expansão, com foco em Mordor, foi lançada, acabando com a história principal do game. Isso aumentou temporariamente seu número de acessos.

Porém, de lá para cá o movimento nos servidores do MMORPG caíram até atingir uma certa estabilidade. Em 2023, um levantamento estimou a presença de 100 a 200 mil contas ativas dentro de The Lord of The Rings Online. Ou seja, sua base de fãs fieis segue firme.

Mas e aí, ainda vale o passeio pela Terra Média?

Não podemos negar que The Lord of The Rings é um MMORPG icônico, que respeita sua obra de inspiração e foi um verdadeiro fenômeno quando lançado. É claro que hoje ele não tem mais a mesma relevância. Mas isso não o impede de continuar sendo uma experiência divertida.

Tanto para fãs casuais da obra de Tolkien, quanto os mais fervorosos, vão encontrar muita coisa para se gostar aqui. E se você já visitou esse universo criado para honrar o legado deixado por essa história, uma boa dose de nostalgia não vai fazer mal né?

Seja como for, este MMORPG tem suas falhas, mas ainda proporciona uma jogatina casual super divertida. Afinal de contas, muitos de seus elementos de criação e exploração de mundo lançaram bases para adaptações literárias no mundo dos games usadas até hoje.

E o que o futuro reserva? A Standing Stones já declarou que novas expansões e atualizações, além de aprimoramento gráfico e melhorias de jogabilidade. E ainda, uma possível integração com a série da Amazon. Ou seja, ao que tudo indica, a Terra Média de The Lord of the Rings Online ainda tem muito para oferecer.

Verified by MonsterInsights